Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/ Evento, idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, também visa contemplar o público de municípios vizinhos

O seminário tem como objetivo ser uma ponte entre os trabalhadores e trabalhadoras da cultura que desejam ampliar o conhecimento sobre os seus direitos e conhecer mais dos programas de fomento à cultura, a exemplo da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Além disso, o encontro tem ainda como meta ser um canal de suporte e de tira-dúvidas sobre etapas de elaboração e execução de um projeto.
Além de Surubim, o evento visa atingir também o público de cidades vizinhas, como Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Casinhas, Bom Jardim, João Alfredo e Salgadinho.
A edição terá como facilitador o jornalista e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Jéfte Amorim, que também é doutorando em Educação Matemática e Tecnológica. Ativista de Direitos Humanos, tem atuado com adolescentes em situação de rua por meio da Rede Mãos que Ajudam e RENAS; como articulador da campanha Palavras têm Poder, por respeito aos direitos humanos na mídia, em parceria com o MPPE; e como ativista do direito à Cultura no Cabo de Santo Agostinho/PE.

Os Comitês de Cultura são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil e fazem parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Essas organizações, selecionadas por meio de editais, desenvolvem atividades como: mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais.
Em Pernambuco, o Comitê de Cultura desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. Todo o trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência - Afav (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife) e a Associação Estação da Cultura (Sertão).
" A cultura é um direito fundamental e um pilar da cidadania. Com essa ação, em Escada, chegamos cada vez mais perto de quem faz o trabalho na ponta. Nosso foco é ampliar o conhecimento dos praticantes com ferramentas estratégicas e assim possibilitar que eles acessem seus direitos, sobretudo. O de acesso à cultura e difusão de suas artes”, enfatiza Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.
SERVIÇOS:
Seminário “Por uma cultura de direitos”
Quando: 28/03 – 19h
Onde: Casa da Juventude – Rua Cônego Benigno Lira, S/N, Surubim.
Informações: @comitedecultura_PE
Nenhum comentário
Postar um comentário