Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Em Pernambuco, o Enem será aplicado em 654 locais, atendendo mais de 237 mil inscritos. Polícia Militar anunciou reforço de efetivo para os dias de provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicado a partir deste domingo (3) e no outro domingo, 10 de novembro. A abertura dos portões acontece ao meio-dia. A entrada no local de prova é até 13h. Depois desse horário, ninguém mais pode entrar.A realização do Enem envolve uma rede de mais de 500 mil colaboradores, antes, durante e após a aplicação das provas, em 1.753 municípios das 27 unidades da federação. Pernambuco terá 654 locais de prova, com 237.634 inscritos, uma quantidade que representa um crescimento de 8,6% em relação ao ano passado.
Em resposta a esse aumento, a Polícia Militar de Pernambuco implementou um reforço na segurança para garantir tanto a proteção dos candidatos quanto a escolta do material de prova. O número de policiais envolvidos será 5,5% maior do que em 2023, totalizando 4.179 agentes. Além disso, a escolta dos cartões de resposta será ampliada para garantir o transporte até 12 de novembro.
DOCUMENTAÇÃO
Neste ano, o Enem trouxe algumas mudanças quanto aos documentos aceitos para identificação. Além de documentos impressos, os candidatos poderão utilizar versões digitais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a CNH e o RG, acessados pelo aplicativo GOV.BR. Para 2024, o boletim de ocorrência (B.O.) não será aceito em caso de perda de documentos, pois o Ministério da Educação busca aumentar a segurança e a autenticidade da identificação.
Entre os documentos válidos estão:
- Carteira de identidade emitida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Documentos emitidos por ordens ou conselhos de classe que tenham validade como identidade;
- Passaporte, CNH e Carteira de Trabalho (expedida a partir de 1997).
- Para estrangeiros, os documentos permitidos incluem passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça e documentos migratórios válidos.
O QUE LEVAR E EVITAR NO DIA DA PROVA
Os candidatos devem levar:
- Documento oficial com foto, como RG ou documentos digitais;
- Caneta esferográfica preta e transparente;
- Alimentos leves, como chocolates, castanhas e água (garrafa transparente e sem rótulo).
- É permitido levar mochila, que deverá ser colocada sob a cadeira na sala de prova, sem possibilidade de manuseio durante o exame.
Por outro lado, são proibidos:
- Dispositivos eletrônicos, como celulares e calculadoras;
- Materiais escolares além da caneta preta (como borracha, lápis e canetas coloridas);
- Dispositivos que possam receber imagens ou mensagens;
- Acessórios como óculos escuros e bonés;
- Bebidas alcoólicas e cigarros.
Caso o envelope porta-objetos lacrado com os pertences do candidato emita qualquer som durante a prova, o participante será eliminado.
PROVAS
Dia 3 de novembro:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões de português, literatura e língua estrangeira)
- Redação dissertativa-argumentativa.
Dia 10 de novembro:
- Matemática e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões de biologia, química e física).
- A estrutura do Enem de 2024 mostra uma continuidade nos esforços para tornar o exame seguro, inclusivo e alinhado às necessidades atuais dos candidatos.
Fonte: Com informações do G1, Diario de Pernambuco e Agência Brasil
Nenhum comentário
Postar um comentário