Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Quando o relógio marcou pontualmente 12h, os portões da instituição de ensino foram abertos
Um espaço que foi preenchido por milhares de estudantes que sonham em ingressar no ensino superior em 2025.
Quando o relógio marcou pontualmente 12h, os portões da instituição de ensino foram abertos. Até completar o horário das 13h, quando o local foi fechado para a aplicação da prova, com início às 13h30, o cenário era um misto de ansiedade, expectativa e confiança.
Neste primeiro dia, os estudantes responderam 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da elaboração de uma redação.
A partir das 15h30, os participantes podem sair do local de prova, mas sem o caderno de questões - permitido apenas a partir das 18h.
Sofia Raposo, de 18 anos, contou como é a estratégia para fazer a prova. "Vou começar pela redação porque está com algumas técnicas já na minha cabeça. Depois faço o restante da prova".
Leia também
• Lula sobre Enem: 'Para nós, quanto mais pessoas forem aprovadas, melhor'
• Enem 2024: primeiro dia de provas é neste domingo (3); Pernambuco tem 237.920 inscritos
Mais de quatro milhões de pessoas se inscreveram no Enem. Em Pernambuco, o número de inscritos foi de 237.920, superando em 8,6% os 218.867 da edição anterior. Ao todo, 4.179 policiais foram escalados para fazer a segurança dos participantes.
Os estudantes do Enem terão cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de provas. A aplicação do exame começou às 13h30 e termina às 19h (horário de Brasília).
Saída da prova e opinião dos candidatos
Após às 15h30, os estudantes que finalizaram a primeira etapa do exame puderam sair do local de provas. Com sonhos e expectativas, eles comentaram sobre o primeiro dia do Enem 2024. "Por ser minha terceira tentativa, já tirei um peso da costas de como seria a prova. Só fiquei um pouco em dúvida na redação, mas gostei do tema. No geral, eu acho que tinham muitos textos longos, mas estou otimista em conseguir a vaga que tanto espero", contou Anderson Nunes, de 18 anos, que já cursa Educação Física, mas fez Enem para ingressar em Administração.
Entre as provas aplicadas, o destaque foi a redação, que neste ano teve como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
"Foi um assunto que pudemos abranger bastante e é vivenciado no dia a dia com o racismo e intolerância religiosa, por exemplo. Foi uma experiência legal e uma prova muito intensa como é sempre a prova do Enem", afirmou.
Ingresso no nível superior
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. A parceria garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior no país europeu.
Nenhum comentário
Postar um comentário