Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Com nova liberação da Anatel, a partir de 4 de novembro, o sinal de acesso ao 5G será liberado para Surubim e outras cidades do Agreste
Com essa ampliação, o 5G alcançará 5.380 cidades, com uma cobertura total de cerca de 98% da população. Em Pernambuco, 92 municípios serão contemplados, incluindo Surubim, Vertente do Lério, Casinhas, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Limoeiro e outros municípios da região do Agreste Setentrional.
Entre os estados beneficiados, alguns terão todos os seus municípios com o 5G liberado na faixa de 3,5 GHz. É o caso do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com essa expansão, falta apenas a Bahia concluir a liberação para que o 5G cubra 100% das cidades brasileiras.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
A decisão foi confirmada em uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI), que coordena a ativação do 5G na faixa de 3,5 GHz.
A Anatel informa que para usufruir da nova rede 5G, as pessoas nas cidades contempladas precisarão substituir suas antenas parabólicas tradicionais por modelos digitais. Essa troca é necessária porque o sinal da faixa de 3,5 GHz estava anteriormente em uso para televisão analógica. Para as famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico), o kit digital gratuito pode ser solicitado pelo site Siga Antenado.
Fonte: Texto de Adailton Boaventura - site Oficina da Net
Nenhum comentário
Postar um comentário