Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: IPTV Skyflix tinha sede em Carnaíba, no Sertão do Estado
Apreensão aconteceu em Carnaíba - Foto: PCPE/Divulgação Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco cumpriu, nessa quinta-feira (19), quatro mandados de busca e apreensão em Carnaíba, no Sertão do Estado, onde estava localizada a sede da empresa IPTV Skyflix, que fornecia serviço ilícito de streaming. Detalhes sobre a ação foram repassados à imprensa nesta sexta-feira (20).Coletiva de imprensa na sede operacional da PCPE, no Recife | Foto: Davi Queiroz/Folha de PernambucoA operação que cumpriu os mandados é denominada de "TV Pirata". Ela está integrada à operação "Erro 404", que é nacional e consiste na retirada de sites e aplicativos irregulares do ar.
Leia também
• Presos suspeitos de vender produtos roubados de farmácias nos entornos do TI Joana Bezerra
• Série "Cidade de Deus" mostra, 20 anos depois, a ação, o crime organizado e a rotina das comunidades
• Bebê de 11 meses é estuprada em Pesqueira; tio, primo e vizinho são presos suspeitos do crime
De acordo com as investigações da polícia, as apurações indicaram que o possível autor oferecia, nas redes sociais, os serviços de IPTV, dedicados à venda de acesso a conteúdos que infringiam as leis de direitos autorais, sendo vendidos de forma ilegal, sem as devidas licenças, conteúdo audiovisual, como também a possibilidade de revenda dos mesmos.
Veja as fotos das apreensões
Os pagamentos feitos pelos clientes provenientes da contratação da IPTV Skyflix eram direcionados a uma conta vinculada a um CNPJ da mãe do acusado, que não foi identificado.Segundo o gestor do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Paulo Furtado, os trabalhos contaram com apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel/PCPE) para chegar aos alvos.
“Nas buscas domiciliares, foram encontrados e apreendidos diversos elementos probatórios que vão servir para a continuidade das investigações. Os usuários que compraram os serviços irregulares não cometem crime, a princípio. Mas, tão somente, aqueles que fornecem esse serviço. Estão cometendo a violação de propriedade intelectual”, disse ele.
Ainda de acordo com Furtado, ao aderir ao produto irregular, o cliente está fomentando a prática de crimes cibernéticos. Ele explica, ainda, os perigos do fornecimento ilegal de dados.
“Além de fornecer o serviço de áudio e vídeo ilegal, os indivíduos podem, também, pescar os dados da pessoa e utilizar em outros golpes, posteriormente”, complementou.
Até o momento, a "Erro 404" retirou do ar 675 sites, bloqueou 14 aplicativos e cumpriu 5 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão, no Brasil, Paraguai, Peru, Argentina e Reino Unido.
Em Pernambuco, 68 sites foram retirados do ar e 33 aplicativos foram bloqueados, incluindo o IPTV Skyflix.
Esta fase da operação visou a cumprir os mandados de busca e apreensão domiciliares. Os alvos respondem pelo crime de direito autoral, mas não foi vislumbrado pela PCPE qualquer requisito para efetuar prisões.
As investigações da operação seguem em curso.
Nenhum comentário
Postar um comentário