Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O eclipse parcial parcial está previsto para a noite de 17 de setembro
Eclipse solar - Foto: Ferdinandh Cabrera/AFP Os meses de setembro e de outubro deste ano terão dois fenômenos astronômicos de destaque, segundo o guia Efemérides Astronômicas 2024 do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Além de um eclipse parcial da Lua previsto para a noite de 17 de setembro, haverá uma aproximação maior do cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o "cometa do século".
O corpo celeste fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro, mas sua maior aproximação da Terra é esperada para a noite de 12 de outubro.
Leia também
• Eleições EUA: Trump cogita Elon Musk para vasculhar contas do governo americano
• Hamas anuncia balanço atualizado de 40.786 mortos na guerra de Gaza
• Queda de helicóptero em área vulcânica mata pelo menos 17 pessoas na Rússia
Eclipse parcial da Lua
"Um eclipse lunar parcial poderá ser visto em todas as Américas na transição da noite do dia 17 para o 18 de setembro. O eclipse será, entretanto, muito tênue, com a Lua sendo encoberta em apenas 0.08%", segundo o guia.
O fenômeno terá início às 23h12, auge às 23h44 e término às 0h16 (horário de Brasília). Tipos de eclipses lunares:
- Eclipse lunar penumbral: É o tipo mais sutil. Ocorre quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). Ou seja, quando não se vê o disco de sombra da Terra sobre a Lua, mas sua luminosidade diminui um pouco porque o cone de sombra da Terra está próximo.
- Eclipse lunar parcial: Quando a sombra da Terra encobre parcialmente o disco da Lua, de acordo com o movimento do nosso planeta e do seu satélite natural ao redor do Sol. Ou seja, apenas uma parte da Lua é atingida pela sombra da Terra.
- Eclipse lunar total: Quando o disco da Lua é totalmente encoberto pela sombra da Terra. A parte mais escura da sombra da Terra - a umbra - cobre a Lua no meio do eclipse.
Eclipse lunar x eclipse solar:
- Eclipse lunar: A Terra está alinhada entre a Lua e o Sol. - Eclipse solar: A Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra.
Veja também os quatro tipos de eclipses solares:
- Eclipse solar parcial: Apenas uma parte do sol é encoberta pela Lua.
- Eclipse solar anular: A Lua cobre o centro do Sol, mas parte segue visível, formando um anel. - Eclipse solar total: O Sol é totalmente encoberto pelo disco da Lua.
- Eclipse solar híbrido: Em alguns pontos da Terra o eclipse é anular; em outros é total.
"Cometa do século" se aproxima da Terra
O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o cometa do século, fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro. Mas se continuar com a luz forte, a expectativa de vê-lo brilhando da Terra estará mantida, de acordo com o site Earth Sky. Astrônomos ao redor do mundo estão esperançosos para que ele se torne visível a olho nu.
"Este astro estará visível, por meio de binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros, na última semana do mês, quando irá transitar pela constelação de Sextante, direção leste", afirma o guia do Observatório do Valongo, da UFRJ. "Máxima aproximação do cometa com a Terra (71 milhões de quilômetros). O cometa poderá ser melhor observado (com binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros) no começo da noite de 12 de outubro, quando irá transitar pelas constelações de Serpente e Ofiúco", acrescenta o guia.
Conforme a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), ele é considerado um cometa periódico do tipo Halley. Foi descoberto no início de 2023.
Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do Sistema Solar. À medida em que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.
Nenhum comentário
Postar um comentário