Na manha deste sábado(13) o grupo de jovens da quadrilha Junina, Fagulha do Agreste esteve na avenida São Sebastião arrecadando dinheiro para o figurino. O responsável pela Quadrilha Junina Vinicius,, concede uma entrevista ao Blog
As quadrilhas juninas são uma tradição popular muito apreciada em várias regiões do Brasil durante as festas juninas. Essas danças típicas, que envolvem música, coreografias e trajes temáticos, têm suas raízes históricas profundamente enraizadas na cultura brasileira. Neste artigo, exploraremos a origem das quadrilhas juninas, seu desenvolvimento ao longo do tempo e sua importância cultural.Elas mantiveram alguns elementos dos bailes de salão, como os passos e movimentos coreografados, mas também incorporaram elementos típicos das festas juninas, como fogueiras, comidas típicas e músicas regionais.Além disso, as quadrilhas juninas desenvolveram trajes característicos, com vestimentas caipiras, chapéus de palha, xadrezes e remendos coloridos.
Expansão Regional
As quadrilhas juninas começaram a se popularizar em todo o país a partir do final do século XIX e início do século XX. O crescimento dessa tradição foi impulsionado principalmente pela influência das festas juninas, que celebram os santos padroeiros São João, Santo Antônio e São Pedro.
Cada região do Brasil desenvolveu suas próprias características e variações nas quadrilhas juninas. No Nordeste, por exemplo, as quadrilhas são mais marcadas pela influência do forró, com ritmos animados e acelerados. Já na região Sudeste, há uma maior mistura de estilos, com influências do samba e do frevo. No Norte, as quadrilhas são enriquecidas por elementos indígenas, enquanto no Sul as influências europeias são mais evidentes.
Nenhum comentário
Postar um comentário