Segundo o site TV Jornal: Pernambuco voltou a registrar alta na violência no terceiro mês de 2024. Segundo as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 324 mortes violentas intencionais foram somadas pela polícia em março. O aumento foi de 6,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 304 pessoas foram mortas.
A situação mais preocupante está no Recife, que registrou 80 assassinatos em março. O crescimento foi de 73,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando 46 pessoas foram assassinadas. Esse foi o pior resultado dos últimos sete anos, perdendo apenas para março de 2017, quando 96 mortes foram somadas pela polícia.Parte expressiva dos assassinatos na capital pernambucana e no Estado, em março, tem relação com o tráfico de drogas e com a disputa de territórios entre facções rivais, o que indica que a polícia precisa traçar novas estratégias para tentar interromper o aumento desses crimes.
"Há pequenos grupos se matando entre si", reconheceu o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante reunião convocada para discutir os desafios da segurança pública, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), na última quarta-feira (3).
A meta do Juntos pela Segurança, anunciada pela governadora Raquel Lyra em novembro de 2023, segue distante de ser alcançada em Pernambuco. Diferentemente do Pacto pela Vida, que estabelecia uma redução anual de 12% nos assassinatos, o atual programa de segurança prevê uma queda de 30% nas mortes até o final de 2026 (tendo como base o resultado de 2022).
Nenhum comentário
Postar um comentário