Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Pernambuco tem 7º maior nível de insegurança alimentar do país, diz IBGE

26 de abril de 2024

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.leiaja.com/noticias: Situação é realidade em 37,5% (233 mil) dos lares pernambucanos e acontece, em nível grave, em 6,5% deles

Insegurança alimentar afeta 233 mil famílias em Pernambuco. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil                                                                                                                                                      Pernambuco é o estado com o 7º maior índice de insegurança alimentar do Brasil, de acordo com a nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado indica que 233 mil ou 37,5% dos lares pernambucanos sofrem com a insuficiência de insumos ao fazer as refeições diárias. Todos os estados da região Nordeste estão entre os piores colocados do ranking.

A PNAD contemplou 3,5 milhões de lares do estado, durante o quarto trimestre (outubro a dezembro) de 2023. Em 62,5% havia seguridade alimentar. Já entre os 37,5% em situação de insegurança, há diferentes graus para o problema. A insegurança alimentar leve estava em 23,5% das casas, a moderada em 7,45% delas, enquanto a grave afetava 6,5% desses lares. A insegurança grave é a forma mais severa de baixo acesso domiciliar aos alimentos.

Assim, cerca de 233 mil domicílios em Pernambuco passaram por privação quantitativa de alimentos, que atingiram não apenas os membros adultos da família, mas também suas crianças e adolescentes. A pesquisa aponta ainda que a situação nesses domicílios oscila e há ruptura nos padrões de alimentação das famílias. Durante os três meses contemplados, a situação de insegurança grave levou à fome em alguns dos casos.

Insegurança alimentar

O IBGE considera que um domicílio está em situação de insegurança alimentar quando os moradores têm dificuldade no acesso à alimentação por um período igual ou superior a três meses. O instituto considera, ao menos, um dos cenários: preocupação quanto à escassez dos alimentos antes de se poder comprar ou receber mais; escassez de alimentos antes de se poder comprar ou receber mais; impossibilidade de ter uma alimentação saudável e variada; redução na variedade de alimentos por falta de dinheiro.         


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados