Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: A bexiga é capaz de armazenar duas xícaras de urina, mas o ideal é ir ao banheiro a cada três horas
Muita gente se orgulha de não precisar ir ao banheiro toda hora - Foto: @jcomp/Freepik Muita gente se orgulha de não precisar ir ao banheiro toda hora — outros, simplesmente, esquecem de ir na correria do dia. Mas ficar segurando xixi por muito tempo nunca é uma boa ideia.Além de causar desconforto, inchaço e dor, reter a urina pode causar uma série de problemas de saúde, como infecções, dificuldades de reter urina no futuro e, no pior dos casos, estouro da bexiga. De maneira geral, os médicos recomendam ir ao banheiro pelo menos a cada três horas.
Claro que nem sempre é possível. Ou porque está viajando, ou ao ar livre, ou até em algum evento de trabalho. E se você precisar segurar uma vez ou outra isso não deve ser um problema. Uma bexiga saudável pode conter cerca de duas xícaras de urina antes de ficar cheia e, às vezes, pode esticar ainda mais e reter mais.
Leia também
• Quantas vezes é normal fazer xixi por dia? Urologista esclarece
• Saiba o que é rabdomiólise, doença do xixi preto que provocou morte de corredor em Pernambuco
• Corredor morre de doença do xixi preto após passar mal durante prova na Serra das Russas
No entanto, veja alguns problemas que podem ser causados por esse hábito:
infecção do trato urinário (ITU). bexiga pode começar a atrofiar — levando futuramente à incontinência.
caso isso dure 10 horas ou mais, pode levar ao desenvolvimento de retenção urinária. Isso significa que os músculos da bexiga não conseguem relaxar e você terá dificuldade para fazer xixi, mesmo quando quiser.
Em casos extremos, segurar demais o xixi pode causar o estouro da bexiga.
No entanto, é importante saber que as suas chances de morrer por segurar o xixi são significativamente baixas, e alguns profissionais de saúde afirmam que isso pode nem ser possível. O que provavelmente acontecerá é que sua bexiga se liberará involuntariamente muito antes de você correr qualquer perigo físico imediato grave.
Nenhum comentário
Postar um comentário