Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O sul da Península Ibérica enfrentou dias correntes de ar quente, que atingiram recordes de temperatura
Essa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continental - Foto: Pau Barrena/AFP Um novo recorde de calor para um mês de dezembro foi quebrado nesta terça-feira (12) na Espanha, com temperatura de 29,9 ºC registrada em Málaga, sul do país, informou a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet). Essa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continental, registrada em 10 de dezembro de 2010 perto de Granada, também na Andaluzia, apontada a Aemet na rede social X.Leia também
• População negra é mais afetada por calor extremo, afirma pesquisador
• Calor que está sendo sentido agora era previsto apenas para 2027
• Calor, doenças, poluição atmosférica: como as alterações climáticas afetam a saúde
O sul da Península Ibérica enfrentou dias correntes de ar quente, que atingiram recordes de temperatura, inclusive em Múrcia (27,6 ºC) e Alicante (27,3 ºC), na costa do Mediterrâneo.
“Bater registra por tamanha diferença seria muito menos provável sem as mudanças climáticas observadas na escala global”, comentou a Aemet.
Habituada a temperaturas elevadas, a Espanha experimenta há anos o aumento das ondas de calor, que ocorrem com frequência cada vez maior, às vezes fora dos meses de verão, o que preocupa os cientistas. Segundo a Aemet, a frequência das ondas de calor triplicadas nos últimos dez anos no país. A duração do verão meteorológico aumentou dez dias por década desde os anos 1980.
Nenhum comentário
Postar um comentário