Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Agenda se estende até quinta (21), com apresentações em cinco hospitais da cidade
Doutores da Alegria no Imip - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco O "Doutores da Alegria", organização sem fins lucrativos com uma trupe de palhaços que leva alegria e esperança a crianças internadas em unidades hospitalares, celebra 20 de atuação no Recife com apresentações especiais de Natal neste fim de ano.O primeiro espetáculo, intitulado como "Auto de Natal", foi realizado nesta segunda-feira (18), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), localizado no bairro da Boa Vista, área central da cidade. A encenação musical dos "besteirologistas", como são carinhosamente apelidados, conta a história e trajetória de Jesus Cristo de maneira leve e descontraída.
Após a apresentação no Imip, os Doutores seguem para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e o Procape, nesta terça-feira (19). No dia seguinte, quarta-feira (20), o espetáculo será no Hospital da Restauração (HR). Já o encerramento acontece no Hospital Barão de Lucena, na quinta (19).
Antes de cada espetáculo, os palhaços fazem um cortejo natalino pelas alas pediátricas. Todas as apresentações acontecem a partir das 10h, exceto nesta terça, quando a encenação começa excepcionalmente às 9h30.
"O tratamento das crianças não é só sobre remédios, medicação e cuidados médicos. Elas estão internadas e precisam de lazer também, de diversão, e isso é trazido pelos Doutores da Alegria.
O Natal é sobre amor, alma e alegria. Só tenho a agradecer à vinda deles, porque eles contribuem bastante", disse a oncologista pediátrica. Kaline Maciel, que trabalha no Imip há 28 anos.Leia também
• Com Papai Noel, Casa Zero tem Natal com distribuição de presentes e ceia
• ONG realiza ceia natalina comunitária nesta terça (19) no Recife para população em situação de rua
Ao longo de 20 anos, os Doutores da Alegria atenderam cerca de 950 mil crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde na capital pernambucana. Só em 2023, até novembro, 44.174 pessoas foram beneficiadas pelas intervenções de Doutores da Alegria nos cinco hospitais atendidos pelos palhaços no Recife.
A trupe consiste em atores contratados, que se apresentam semanalmente em duplas e, no fim de ano, se reúnem para uma encenação especial. A ideia é tornar os palhaços mais familiarizados para os pacientes, para que seja gerado um laço de confiança e a promoção de melhores espetáculos. O Auto de Natal foi criado há 11 anos.
"Com as apresentações, conseguimos trazer arte e cultura para as crianças. É importante porque nós transmitimos um sentimento de leveza neste momento, já que é comum que elas passem essa data tão significativa dentro do hospital. O Auto de Natal cumpre a missão de levar a essas crianças e famílias a mensagem de renovação e esperança”, explicou o coordenador artístico da unidade Recife da associação Doutores da Alegria, Arilson Lopes.
Para além do espetáculo, o Doutores da Alegria acontece principalmente com o objetivo de impactar vidas. Presente na apresentação desta segunda estava Huiara Araújo, autônoma de 35 anos, que assistiu à apresentação ao lado do filho, Lucca Lorenzo, de nove anos.
Como ajudar o Doutores da Alegria
Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, com a arte do palhaço no universo da saúde busca intervir de forma positiva junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Os palhaços transitam pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção da organização, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude.
Programação do Auto de Natal dos Doutores da Alegria
19/12, terça-feira, às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no Procape
20/12, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração
21/12, quinta-feira às 10h, no Hospital Barão de Lucena
Nenhum comentário
Postar um comentário