Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Massa de ar quente e seco é responsável pela elevação da temperatura
Calor no Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil A onda de calor, formada por uma massa de ar quente e seco que atinge boa parte do país, incluindo o estado do Rio de Janeiro, atingirá seu máximo, neste domingo (12). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que os termômetros cheguem aos 40° C, na capital fluminense. Além de redobrar os cuidados por conta do calor, os especialistas alertam para a baixa umidade do ar, que deve ficar em torno de 30%. Por isso, a recomendação é hidratação. O fim de semana será de sol e calor, com temperaturas em elevação.Leia também
• Calor matou 10% dos botos do lago Tefé no Amazonas
• Excesso de banho e tosa podem não ser as melhores estratégias para aliviar o calor para seu cãozinho
• Grécia bate recorde de turistas apesar de onda de calor e incêndios
O calor acima da média é reflexo dos impactos do fenômeno El Niño e do aumento da temperatura global da superfície terrestre, segundo o Inmet. O cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960. As temperaturas devem ficar 5ºC acima da média em diversas partes do Brasil até domingo.
E o sobe e desce nos termômetros deve continuar pelos próximos dias. Nesta sexta-feira, devido à influência de um sistema de baixa pressão vindo do oceano, as temperaturas apresentaram um declínio em relação ao dia anterior. Apesar dessa condição, o calorão ainda se faz presente. O bairro de Irajá, na Zona Norte, levou o prêmio de maior sensação térmica registrada na cidade do Rio hoje - 42,6ºC. Por lá, os termômetros marcaram 35,7°C às 13h15min. No Jardim Botânico, na Zona Sul, antes do meio-dia a sensação térmica registrada foi de 38,7°C.
Segundo o Sistema Alerta Rio, não há previsão de chuva pelos próximos dias. As altas temperaturas só devem dar uma trégua em todo o estado do Rio a partir da próxima quarta-feira.
Nenhum comentário
Postar um comentário