Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Iniciativa visa a ampliar o cuidado com a saúde feminina por meio de um maior rastreio do câncer de colo de útero
Anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (29) - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco Com o objetivo de facilitar o diagnóstico, controle e eliminação do câncer do colo de útero em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou nesta sexta-feira (29) a ampliação do programa Útero é Vida.Leia também
• "O câncer de mama hoje cresce entre mulheres abaixo dos 40 anos", diz oncologista Artur Katz
• Câncer em jovens: Por que os casos em pessoas com menos de 50 anos cresceram quase 80%?
• Pesquisa mostra desconhecimento sobre prevenção do câncer de mama
A iniciativa, criada em 2021 por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), possibilita o uso de novas tecnologias e estratégias no rastreio do câncer de colo de útero, o que inclui teste de HPV de alto risco por RT-PCR.
Para tal, a principal estratégia adotada será a busca ativa das pacientes, que serão localizadas em suas residências por equipes de saúde.
"São mulheres que não conseguem ir até o posto de saúde realizar o papanicolau. Elas não vão e quando descobrem mais adiante, a doença já não é mais passível de ser tratada”, detalhou a secretária de Saúde do estado, Zilda Cavalcanti. Entre os anos de 2019 e 2022, mais de três mil mulheres morreram no estado em decorrência da doença, que é evitável e pode ser tratada.
"É possível que haja um caminho diferente em Pernambuco e estamos trilhando ele por meio do diagnóstico precoce, a prevenção por meio da vacinação do HPV e uma linha de cuidados para permitir que essas vidas não sejam mais perdidas”, completou Raquel Lyra.
De acordo com a gestão estadual, cerca de 390 mil mulheres serão contempladas durante a nova etapa do programa, que recebeu aportes do Ministério da Saúde. Somando os recursos que já haviam sido liberados pelo Governo de Pernambuco, o programa contará com um investimento de R$ 22 milhões.
“Neste primeiro momento vamos trabalhar com foco sobretudo na Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Sul, onde o estado tem a maior incidência do câncer de colo de útero e de morte”, detalhou a governadora. Presente no anúncio, o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, revelou que o equipamento utilizado para o diagnóstico do câncer de colo de útero será o mesmo usado para a testagem da Covid-19. O procedimento será realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).
“Estamos aqui destacando a importância de atender essa população que depende do SUS e vive uma situação de vulnerabilidade, realizando esse trabalho de erradicar o câncer de colo de útero no estado”, afirmou.
Nenhum comentário
Postar um comentário