Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O decreto irá vigorar por 60 dias e compreende os distritos da região de Moquegua
O governo peruano declarou, nesta quarta-feira (5), estado de emergência nos arredores do vulcão Ubinas, no sul do Peru, diante do "perigo eminente" de um novo processo de erupção, que começou em 24 de junho.O Conselho de Ministros aprovou a medida de caráter preventivo, após o aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas.
A declaração "permitirá executar medidas e ações de exceção, imediatas e necessárias para reduzir o risco existente, assim como intervenções de resposta e reabilitação", apontou o Executivo no Twitter.
O decreto irá vigorar por 60 dias e compreende os distritos da região de Moquegua, a aproximadamente 1.100 km ao sul de Lima, afetados pelo Ubinas, o vulcão mais ativo do Peru a 5.672 metros de altura.
As autoridades, no entanto, ainda não revelaram em quais povoados irá vigorar o estado de emergência. O Ubinas entrou em erupção novamente depois de quatro anos, o que levou as autoridades a elevar o nível de alerta de amarelo para laranja.
Leia também
• AIEA exige maior acesso à usina nuclear ucraniana para verificar "ausência de minas ou explosivos"
• Explosão em tribunal de Kiev deixa um morto e dois feridos
• Blinken visita Caribe com foco na crise do Haiti
Perto do vulcão, estão localizados os distritos de Ubinas, Yunga, Lloque, Chojata, Matalaque e San Juan de Tarucani, com uma população aproximada de 2.200 pessoas.
Na terça-feira, o Ubinas expeliu colunas de fumaça e cinzas que alcançaram uma altura máxima de 5.500 metros acima da cratera, informou o Instituto Geofísico do Peru.
O material vulcânico alcançou os distritos de Ubinas e Matalaque.
Nenhum comentário
Postar um comentário