Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Cadastro pode ser feito pelas instituições de ensino ou secretarias de educação até 16 de junho. A 1ª fase ocorre em 28 de agosto
Leia também
• Cientistas brasileiros criam sensor para medir glicose pela urina
• Inpe: desmatamento aumenta no Cerrado e cai na Amazônia
O diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, explica que a realização da olimpíada tem como objetivo transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas.
A 2ª edição da Olimpíada Mirim traz muitos desafios: despertar o interesse das crianças pela matemática, envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental e aumentar a participação das escolas, afirma Landim.
A inclusão das escolas privadas na olimpíada garante que um número maior de alunos tenha acesso a um material didático que estimula o raciocínio lógico. Este processo já é visto na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que desde 2017 conta com a participação das instituições particulares.
Segundo o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, a competição também tem grande potencial de aprofundar os conhecimentos dos professores de educação básica, que no ciclo inicial do ensino fundamental não têm formação específica em matemática.
Queremos levar a todos os benefícios amplamente comprovados que a OBMEP tem no ensino de matemática. A olimpíada tem também como alvo um ator crucial nesse processo, que é o professor. Como no ciclo inicial do ensino fundamental os docentes não têm formação específica em matemática, nosso objetivo é dotá-los de meios para enriquecerem as suas aulas, explica
Datas das provas
A Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 28 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também constituída de quinze questões objetivas.
O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).
Para celebrar o desempenho dos alunos, a Olimpíada Mirim vai disponibilizar certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze.
Saiba como se inscrever
Para se inscrever, é necessário acessar o site olimpiadamirim.obmep.org.br e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de educação e pelas unidades privadas.
A inscrição das escolas públicas é gratuita e a das escolas privadas está vinculada ao pagamento, dentro do prazo, da taxa de inscrição. O valor varia entre R$ 40 e R$ 160.
Nenhum comentário
Postar um comentário