Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: A marca de luxo espanhola trouxe para sua campanha de primavera fotos polêmicas naturalizando a pornografia infantil
A grife espanhola Balenciaga, que costuma se envolver em polêmicas, virou alvo de críticas por conta de sua campanha de primavera. Dessa vez, as acusações são graves: incitação à pedofilia e abuso infantil. A campanha gerou uma onda de indignação por apresentar crianças segurando bolsas de ursos de pelúcias vestidos com acessórios de temática sadomasoquistas, além de outros detalhes, como livros e documentos da Suprema Corte que naturalizam a pornografia infantil.Em uma das fotos, o livro que aparece em detalhe é do artista Michael Borremans, quem tem como trabalho mais famoso a obra “Fire From The Sun”, onde crianças aparecem nuas em uma espécie de ritual.
Outro detalhe observado pelos internautas foi um documento da Suprema Corte dos Estados Unidos, que aparece em uma das fotos da campanha. O documento em questão é uma decisão que reverte uma parte significativa da Lei de Prevenção de Pornografia Infantil de 1996, com a justifica da liberdade de expressão.
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Repercussão
Famosos como Kim Kardashian e Kanye West, nomes que são sempre associados à marca, se posicionaram a respeito da campanha. No domingo (27), a empresária usou suas redes para comentar sobre o caso. No Twitter, publicou uma sequência onde relatava estar “enojada e indignada” com a situação.
https://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9https://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitter.com/KimKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jghttps://twitmter.com/KiKardashian/status/1597017102665142272?s=20&t=bwmPPpFVneYY8u_5fPU9jgJá o cantor Kanye West questionou a respeito do silêncio dos outros artistas em relação a polêmica.
No sábado (26) o rapper relatou ao TMZ que o escândalo da Balenciaga é a prova de que as celebridades de Hollywood são controladas.
“Eles tentaram me distruir na mídia. Tentaram destruir todos meus negócios ao mesmo tempo e o mundo viu isso e ninguém falou nada… As celebridades são controladas. Você não vê as celebridades falando sobre a situação da Balenciaga. Certo? Isso mostra que elas são controladas por pessoas que influenciam o mundo… não deixe elas influenciarem você de forma nenhuma. Não existe isso de ‘celebridade influenciadora’ disse Ye. Retratação
Após a enxurrada de críticas a grife publicou na terça-feira (22) uma nota se desculpando sobre o caso e insinuando que processaria o fotógrafo responsável pela campanha, o italiano Gabriele Galimberti.
“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de férias possa ter causado. Nossas sacolas de pelúcia não deveriam ter sido apresentadas com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas”, diz o comunicado.
“Pedimos desculpas por exibir documentos perturbadores em nossa campanha. Levamos este assunto muito a sério e estamos tomando medidas legais contra as partes responsáveis por criar as peças e incluir itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Spring 23. Condenamos veementemente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças”, acrescenta.
Após comunicado o fotógrafo foi alvo de ataques em seu Instagram. Galimberti então postou uma nota sobre o caso. “Depois das centenas de e-mails e mensagens de ódio que recebi como resultado das fotos que tirei para a campanha da Balenciaga, sinto-me compelido a fazer esta declaração. Não estou em condições de comentar as escolhas da Balenciaga, mas devo ressaltar que não tive direito, de forma alguma, nem de escolher os produtos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos. Como fotógrafo, me pediram apenas e exclusivamente para iluminar a cena em questão e tirar as fotos de acordo com meu estilo de assinatura. Como de praxe em uma sessão comercial, a direção da campanha e a escolha dos objetos expostos não estão nas mãos do fotógrafo. Desconfio que qualquer pessoa propensa à pedofilia busca na web e, infelizmente, tem acesso muito fácil a imagens completamente diferentes das minhas, absolutamente explícitas em seu péssimo conteúdo. Linchamentos como esses são dirigidos contra alvos errados e tiram o foco do problema real e dos criminosos. Além disso, não tenho nenhuma ligação com a foto em que aparece um documento da Suprema Corte. Essa foi tirada em outro set por outras pessoas e foi falsamente associada às minhas fotos”, alegou
O marca tirou a campanha do ar e apagou todas as publicações do seu Instagram.
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