Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Avisos hidrológicos foram emitidos para os locais durante a madrugada e manhã desta terça-feira (31)
Após fortes chuvas registradas no Estado nos últimos dias, três rios em Pernambuco atingiram a cota de alerta e estão sendo monitorados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Os rios são Siriji, em Vicência; Capibaribe, em Timbaúba; e Tracunhaém, em Nazaré da Mata, todos na Zona da Mata Norte do Estado. Segundo o hidrólogo e coordenador da gerência de monitoramento e fiscalização da Apac, Diorgenes Luiz da Silva, caso a capacidade dos rios seja ultrapassada, as populações ribeirinhas poderão ser atingidas."O nível dos rios avançou muito rápido em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. Como o solo está encharcado, as águas correm mais facilmente para os rios, que estão com muita vegetação e areia", afirmou Diorgenes.
Leia também
• Pontos de doação para afetados pelas chuvas se espalham pelo Estado; saiba como ajudar
• Mais de 15 toneladas de entulhos são recolhidos no Recife após fortes chuvas
• Sobe para 100 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco
Ainda de acordo com o profissional, após identificar que as cotas de alertas foram atingidas, um comunicado foi enviado pela Apac para a Codecipe, que é responsável por alertar os municípios.
De acordo com a Central de Operações da Codecipe, avisos hidrológicos foram emitidos para os locais durante a madrugada e manhã desta terça-feira (31). "A população que mora perto dessas áreas deve ficar em alerta e acompanhar a previsão do tempo para os próximos dias", disse Diorgenes.
Atualmente, segundo a Apac, um dos pontos do rio Siriji atingiu 3,30 metros de altura, 27 cm acima da cota de alerta. Já um dos pontos de monitoramento do rio Capibaribe, em Timbaúba, atingiu 2,50 m de altura e 42 cm acima da cota. O rio Tracunhaém atingiu, em um de seus pontos, 3,80 metros, e 42 cm acima do limite da cota.
O levantamento mais recente, divulgado nesta terça-feira (31), aponta que Pernambuco tem 100 mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, além de 6.198 pessoas desabrigadas e 16 desaparecidas.
Nenhum comentário
Postar um comentário