Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Precipitações serão causadas pelo Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), o mesmo fenômeno que atuou entre o fim de maio e começo de junho
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta terça-feira (21), um aviso meteorológico que indica a previsão de ocorrência de chuvas com intensidade de moderada a forte para Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul do Estado, a partir da madrugada desta quarta-feira (22). De nível laranja, o alerta, válido até 23h59 de quarta-feira, indica estado de atenção, quando há uma previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo. As chuvas têm potencial para passar dos 50 mm e chegar a até 100 mm.
Leia também
• Oceano mais quente intensificou fenômeno que provocou chuvas intensas em Pernambuco
• Inverno começa com previsão de chuvas acima da média em Pernambuco; entenda a estação
A Apac explica que as precipitações devem ser causadas pela atuação do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), o mesmo fenômeno que atuou entre o fim de maio e começo de junho e causou as chuvas devastadoras acima da média histórica no Estado. A tendência, inclusive, é de permanência das chuvas pelos próximos dias.
O DOL é uma configuração dos ventos que favorece a elevação da umidade de baixos níveis para altos níveis. Quando a umidade encontra certa altura, transforma-se em nuvens e, dependendo da quantidade de umidade, em nuvens de tempestade.
Ainda segundo a agência, há previsão de que a onda de leste entre no continente e cause chuvas também no Agreste pernambucano a partir da tarde e noite de quarta-feira. A população deve acompanhar as previsões atualizadas nos próximos dias e seguir as recomendações da Defesa Civil do seu município.
Nenhum comentário
Postar um comentário