Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Iniciativa é aberta a visitantes e visa a monitorar a poluição luminosa
Em meio à programação de férias, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, recebe visitantes nas noites desta sexta-feira (14) e do sábado (15), para ajudar a reforçar a campanha mundial “Globe at Night”, realizada há 15 anos, em mais de 180 países. O objetivo da iniciativa é monitorar a poluição luminosa, configurada pelo excesso de luz artificial, o que impede a observação plena do céu. A entrada é gratuita, mediante apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para maiores de 12 anos. A atividade terá início após o pôr-do-sol e encerra às 20h.Leia também
• Prévia de Carnaval Olinda Beer é adiada
• Olinda abre inscrições para oficina online de Mamulengo e Teatro de Popular de Bonecos
• Olinda amplia locais de testagens sem agendamento
• Olinda retoma mutirão contra arboviroses; confira calendário
Para fazer o monitoramento, deve ser utilizado um aplicativo de céu noturno no celular, que detalha constelações espalhadas pelo céu. As opções mais famosas são os apps Heavens-Above, Stellarium, Sky Map e Carta Celeste.
A partir do aplicativo, deve-se encontrar a constelação mais visível que, no caso do mês de janeiro, será a de Órion, famosa pelas “Três Marias”, as três estrelas que compõem o cinturão do “caçador” mitológico.
As medições serão feitas no local, mas a meta é que as pessoas possam repetir a experiência a partir de outros pontos de observação.
O próximo passo é acessar o site da campanha Globe at Night e inserir as informações solicitadas, como as condições atmosféricas e de visibilidade.
“É uma campanha que pretendemos realizar mensalmente no Observatório, orientando os visitantes para repetirem a experiência próximo a suas casas. O objetivo é alertar para os efeitos da poluição luminosa”, afirma Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório Astronômico do Alto da Sé, gerido pelo Espaço Ciência.
A atividade faz parte da programação de férias do Observatório, que reabriu na última semana, após dois anos fechado.
O evento deste final de semana será realizado na área externa do Observatório, sendo obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19. Para visitar a área interna, a capacidade máxima é de dez pessoas.
Menos luzes, mais estrelas
Há pouco mais de um século, era possível andar à noite e ver o arco da Via Láctea no céu noturno. Visualizar milhares de estrelas era parte da vida cotidiana dos diferentes povos e servia como inspiração para pensadores e artistas, como Van Gogh, Holst ou Shakespeare.
“O excesso de luz, gerado por um processo desorganizado de urbanização, ofusca o brilho das estrelas, atrapalha a pesquisa astronômica, perturba os ecossistemas, gera problemas à saúde e desperdício de energia”, ressalta Cleiton.
Ao perturbar os ecossistemas, a poluição luminosa representa uma séria ameaça segundo os organizadores da campanha Pode confundir os padrões migratórios dos animais, alterar as interações competitivas e relações predador-presa, causar danos fisiológicos.
Com relação aos efeitos adversos à saúde, os chamados ritmos circadianos, ciclos naturais do corpo, e a produção de melatonina, são regulados pela luz e pela escuridão (dia e noite). Se os humanos forem expostos à luz durante o sono, a produção de melatonina pode ser suprimida, levando a distúrbios do sono e outros problemas de saúde como dores de cabeça, fadiga, estresse e ansiedade.
Segundo os organizadores da Campanha, a poluição luminosa pode ser reduzida com bastante facilidade: proteção adequada das luzes, utilização apenas da quantidade necessária de iluminação e uso de lâmpadas energeticamente eficientes e com espectros apropriados.
Serviço:
Observatório Astronômico do Alto da Sé: Rua Bispo Coutinho, Carmo - Olinda-PE
Horário para visitação: 16h às 20h
Entrada gratuita, com apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19
Nenhum comentário
Postar um comentário