Segundo o site https://www.otempo.com.br/cidades: Nenhuma viagem foi feita no início da manhã desta quinta
Os metroviários, que estão em greve desde as 0h desta quinta-feira (23), não apareceram nas estações de metrô para cumprir a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou escala mínima para o dia. Até as 7h45, nenhuma viagem foi feita. Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Belo Horizonte afirmou que vai adotar "ações internas para apurar a ação dos empregados que não se apresentaram em seus postos de trabalho, conforme determinado na liminar deferida pelo desembargador de plantão, Dr. Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto".Além dos procedimentos internos, a companhia informou que tomará ''todas as providências legais" para que a decisão seja cumprida. "A CBTU-Belo Horizonte manifesta sua consternação, em face do descumprimento da ordem judicial, por parte do Sindicato dos Metroviários, o que resultou na paralisação total do sistema nesta quinta", diz a nota.
A decisão liminar concedida pelo TRT determinou o funcionamento "normal" das viagens de 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h, a partir desta quinta. Nos dias 24 e 31/12, véspera de Natal e Ano Novo, a determinação é que o horário da operação seja de 5h30 às 10h e das 16h30 às 23h.
Na decisão, o desembargador afirmou que no contexto da atual pandemia, as pessoas precisam, mais do que nunca, deslocar-se aos hospitais, e os profissionais de saúde e outros trabalhadores de serviços essenciais se deslocarem até os seus postos de trabalho, de forma segura.
A CBTU, entretanto, considerou que a multa diária de R$ 30 mil por descumprimento da ordem "é baixa" e deve pedir o aumento para R$100 mil ou sua aplicação por cada dia de descumprimento, considerando o fluxo atual de cerca de 100 mil usuários que transitam diariamente nas estações.
Nenhum comentário
Postar um comentário