Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, reabre, nesta quarta-feira (13), após aproximadamente um ano e meio fechado devido à pandemia do novo coronavírus.
Considerado um dos principais espaços ambientais de Pernambuco e um importante centro de conservação da natureza do País, o espaço possui cerca de 1.158 hectares de área, sendo um dos maiores fragmentos urbanos de Mata Atlântica do Estado.A reabertura ocorre, também, em um momento em que o conceito de zoológico passa por uma importante transformação social. Como explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, esses espaços não devem ser vistos pelo público como um local para a simples observação dos animais, mas, sim, como um local voltado para a sua preservação.
“Essa mudança dialoga com a principal vocação desses equipamentos, e a gente está muito sintonizado com essa tendência. Um zoológico, por natureza, não é um espaço para exposição de animais. É preciso ter clareza que qualquer um dos animais que estão ali tem uma história de que ou ele nasceu em cativeiro e não pode voltar à vida natural ou ele foi vítima de tráfico e ficou muito tempo preso e aí não tem como voltar também. Então, ele é abrigado em instituições como o nosso jardim zoológico.”
Há dois anos, a gente começou a dialogar sobre aquela vocação do jardim zoológico, que é a preservação das espécies, a realização de pesquisas científicas sobre hábitos animais e a educação ambiental”, frisou Bertotti.
Leia também
• Pandas gigantes se divertem em zoológico durante nevasca no Estados Unidos
• Treze gorilas têm teste positivo para coronavírus em zoológico nos EUA
• Ursa do Zoológico de Dois Irmãos é escoltada pela PRF até São Paulo
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o parque abriga, hoje, cerca de 400 animais de 90 espécies.O espaço reabre de forma gradual, com protocolos devido à pandemia do novo coronavírus, e funcionará de quarta a domingo, das 9h às 15h, exceto feriados. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada).
Nenhum comentário
Postar um comentário