Segundo o site https://olivre.com.br: Grupo de Líderes Empresariais estreita relações com o Porto de Las Palmas, na Espanha, para uma futura parceria logística
Segundo o presidente do LIDE Evandro César A. Santos, existem inúmeras oportunidades de negócios, principalmente para os empresários que escoam a produção pelo Arco Norte, subindo pela região Amazônica. No encontro, que aconteceu nessa quarta-feira (20), segundo dia do evento, o superintendente da Fundação dos Postos, Sergio Galván, falou que existe o interesse em se montar uma estação para atender commodities sul americanas. Hoje, a área atende produtores europeus e norte-americanos em sua maioria.
Uma área já foi designada para o projeto e teve a plataforma construída com recursos do porto. Contudo, depende de se ter uma empresa interessada em investir nos silos e demais construções necessárias para a operação.
Para se ter uma ideia do potencial estratégico do porto, ele está conectado com mais de 35 portos da África Continental, sendo necessários três dias de navegação para se chegar à Costa do Marfim, um dia e meio para alcançar o Senegal e um único dia para se chegar ao Marrocos e Mauritânia.
Além de ser um ponto de apoio, o porto tem condições de receber as grandes embarcações e fazer o transbordo dos carregamentos em silos. Em seguida, prepara a carga para navios menores, que conseguem chegar com segurança nos países africanos.
Produção em expansão e vantagens das Ilhas canárias-.
Luiz Vencato, da Intertrading Agronegócios, apontou que existe uma expectativa alta em relação ao aumento da produção de grãos no Brasil e que este produto demandará mercado. Abordou ainda que alguns países, por conta de ações protecionistas, dificultam o acesso do produto brasileiro ou o tornam mais oneroso.
Dentro desse cenário, ele acredita que é interessante para o empresário nacional ter outras opções para venda e não ficar centrado em multinacionais ou mercados já conhecidos. Afinal de contas, caso haja qualquer tipo de bloqueio, político ou comercial, é importante ter compradores alternativos.
No caso das Ilhas Canárias, além delas estarem dentro do Mercado Comum Europeu, oferecem incentivos fiscais para investidores e uma tributação competitiva, de 4% nos rendimentos.
Javier Perez, da Proexa – empresa pública que atua na captação de investidores para o país -, falou sobre as questões tarifárias durante a videoconferência. Na ocasião, ele apontou outros diferenciais das ilhas, como a mão de obra qualificada e os baixos custos operacionais.
Parceria
O encontro teve a participação do LIDE -MT e do LIDE-PR, que, segundo Evandro César A. Santos, compartilham dos mesmos interesses, por conta de aptidões comerciais semelhantes e compartilhamento de rotas de exportação.
Nesta sexta-feira (22), haverá uma nova participação do LIDE-MT. Desta vez, será uma videoconferência sobre os interesses relacionados ao Etanol e ao Biometano, ambos fontes de energia renovável.
A discussão contará com a participação de Bernadino Santana, da BS Cargo, e Alessandro Gardemann, da Coopcana/ Coopcana / Geoenergética / ABIOGÁS.
O que é o LIDE
O Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.
Fundado no Brasil, em 2003, é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 28 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar: www.lideglobal.com.
Nenhum comentário
Postar um comentário