Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Alguns locais vão ter um dia com água e 20 dias sem. Alteração no calendário de abastecimento afeta áreas de dez dos 14 municípios da Região Metropolitana, inclusive parte das que não tinham rodízio.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, nesta sexta-feira (22), ampliação no rodízio de água para localidades em dez dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, após registro de chuvas abaixo da média em 2020 e expectativa de manutenção do quadro até abril de 2021 Algumas áreas que tinham abastecimento todos os dias vão entrar em rodízio, enquanto outras vão ficar sem receber água por até 20 dias (veja lista completa mais abaixo). Os ajustes no calendário começam a ser implantados a partir da segunda-feira (25). As mudanças acontecem no Recife e em Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O período que costuma ser seco deve ser ainda mais seco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). "Para fevereiro, março e abril, se manteve uma previsão de chuva abaixo da média climatológica. Já estamos em um período de não ter previsão de muita chuva, porque estamos fora do período chuvoso", explicou a diretora de regulação e monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.De acordo com o diretor técnico e de engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo, esse calendário deve ser mantido por tempo indefinido para preservar os mananciais. Qualquer mudança vai depender de análises da Apac. "As expectativas são que, quando essas chuvas chegarem, nós possamos reduzir esse calendário", afirmou.
A presidente da Compesa, Manuela Marinho, afirmou que um investimento imediato de R$ 19,6 milhões deve ser realizado, além de um de longo prazo com R$ 320 milhões, para construção de novas redes, aumento de produção e melhorias operacionais.
Reativação e perfuração de mais poços estão entre os projetos para melhoria do abastecimento, com expectativa de que eles possam fornecer 550 litros de água por segundo. Além disso, a Compesa afirmou que vai reforçar os carros-pipa, entre outras iniciativas.
Novo calendário de racionamento de água Sai do abastecimento diário e passa para um dia com água e outro sem:
- Cabo de Santo Agostinho: Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama.
- Recife: Prado (parte), Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Torre (parte), Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Espinheiro (parte), Aflitos (parte), Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Zumbi (parte) e Vila Santa Luzia Sai do abastecimento diário e passa para um dia com água e dois sem: Recife: Linha do Tiro, Beberibe, alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda, Espinheiro (parte), Junqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Ibura e UR3 Sai do abastecimento diário e passa para dia com água e cinco sem:
- Recife: Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Tamarineira (parte), Rosarinho (parte), Parnamirim (parte), Aflitos (parte), Dois Irmãos, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, Prado (parte), San Martin, Mangueira, Bongi, Jiquiá e Vietnã. Sai do abastecimento diário e passa para 16 horas com água e 24 horas sem: Cabo de Santo Agostinho: Alto Cruzeiro e Charnequinha. Sai do abastecimento diário e passa para 36 horas com água e 36 horas sem:
- Cabo de Santo Agostinho: Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva. Sai do abastecimento de 12h com água e 36h sem água e passa para 12h com água e 72h sem:
- Jordão e Jardim Jordão. Sai do abastecimento de um dia com água e quatro sem e passa para um dia com água e sete sem:
- Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu Sai do abastecimento de dois dias com água e quatro sem e passa para dois dias com água e nove sem:
- Moreno Sai do abastecimento de um dia com água e seis sem e passa para um dia com água e 10 sem:
- São Lourenço da Mata Sai do abastecimento de um dia com água e seis sem e passa para um dia com água e 15 sem:
- Jaboatão dos Guararapes: Engenho Velho, Santo Alemão, Fazenda Suassuna, Centro de Jaboatão, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes da Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica.
-
-
-
-
Nenhum comentário
Postar um comentário