O governo de Pernambuco recebeu, na última quinta-feira (30) o laudo preliminar das empresas contratadas para realizar os estudos que vão subsidiar a identificação das causas do deslizamento de terra que vitimou sete pessoas, em dezembro do ano passado, em dois unidos, zona norte do recife. No documento, foram identificadas ligações clandestinas ao longo da tubulação rompida e a presença significativa de água no solo.
No entanto, os técnicos deixam claro que para chegar a uma conclusão definitiva é necessário um aprofundamento das análises com a realização de 18 ensaios geotécnicos e geológicos, em conformidade com os padrões da associação brasileira de normas técnicas (abnt).
Independente do resultado final do laudo, o governo do estado está em contato com as famílias das vítimas do acidente e já definiu assistência psicológica, ajuda financeira mensal e a viabilização de novas moradias. Esse trabalho está sendo conduzido pela secretaria de desenvolvimento social.
Além disso, a Compesa já iniciou um investimento de 38 milhões de reais na manutenção e melhoria da rede de abastecimento das áreas de risco dos morros do recife. Em 2020, esse trabalho será ampliado e contará com mais recursos para toda a região metropolitana.
Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco
Nenhum comentário
Postar um comentário