Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desemprego subiu para 12,7% no primeiro trimestre de 2019. Entre outubro e dezembro do ano passado, a porcentagem era de 11,6%. A quantidade de trabalhadores subutilizados — grupo que reúne desempregados, subocupados e desalentados — alcançou o recorde de 28,3 milhões de pessoas, o que representa alta de 3% na comparação anual. A taxa de subutilização, no período, foi de 25% da força de trabalho no país.
Softbank investe US$ 1 bilhão no Rappi. O capital injetado pelo conglomerado japonês no aplicativo de entregas colombiano é o maior investimento de capital de risco já recebido por uma startup na América Latina. O recorde anterior era do brasileiro iFood, com um aporte de US$ 500 milhões. O Rappi está no Brasil desde 2017 e também opera em países como México, Argentina e Chile. Com o aporte do Softbank, a meta da companhia é alcançar novos mercados e expandir sua base, que somava 3,6 milhões de usuários até novembro do ano passado.
Governo dispensa alvará de funcionamento para startups e pequenos negócios. A medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro reduz a burocracia para que novas empresas possam testar produtos ou serviços. No entanto, a regra permanecerá para soluções que possam afetar a saúde ou a seguranças pública e sanitária dos potenciais clientes. A medida é chamada internamente pelo governo como “MP da liberdade econômica” e precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional para não perder a validade após 120 dias.
Mercado de livros despenca 4,5%. No ano passado, o setor editorial registrou uma queda nominal de vendas 0,9% ou, considerada a inflação no período, um decréscimo real de 4,5%. Os dados são de um novo estudo feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A queda foi mais acentuada no mercado de livrarias, escolas e bancas, segmento em que chegou a 10,1%. As áreas temáticas mais poupadas pela crise foram religião (-3,9%) e esportes (-3,9%), enquanto os setores com quedas mais agudas foram literatura juvenil (-32%) e artes (-30%).
Facebook lança rival do Tinder no Brasil. Durante a F8, conferência anual dos desenvolvedores do Facebook, a rede social anunciou que a plataforma de encontros Dating chegará a 14 países, inclusive ao Brasil. Na disputa com apps como Tinder, Happn e Grindr, a empresa promete ajudar os usuários a encontrar “relacionamentos de verdade”. A plataforma funcionará dentro do próprio Facebook, mas só usará duas informações sobre o usuário na rede social: nome e idade. O “Dating” não terá custo e estará disponível nos próximos dias para quem atualizar o aplicativo do Facebook no celular.
Ideia do dia: chefes que transmitem uma sensação de monitoramento e controle excessivo das atividades acabam afastando talentos. Bons profissionais só permanecerão motivados se tiverem liberdade para fazer suas próprias tarefas sem se justificar o tempo todo, explica Eberson Terra, mentor da SeuCaminho:
“O microgerenciamento (…) aumenta o desânimo do time, que passa a atuar de forma reativa (...), apenas obedecendo ordens, sem poder desenvolver todo seu potencial”
Qual a sua opinião? Participe da conversa nos comentários abaixo.
Nenhum comentário
Postar um comentário