De acordo com a mídia local, a ponte facilitará o acesso entre as três regiões. A viagem entre Zhuhai e Hong Kong, por exemplo, que atualmente leva três horas de carro, será reduzida para apenas 30 minutos.
Na sua construção foram utilizadas 420 mil toneladas de aço, cerca de 60 vezes mais do que a quantidade usada para construir a Torre Eiffel, em Paris, na França. Além disso, para levantar a estrutura, foram necessários mais de 14 mil trabalhadores e 100 navios.
A estrutura também possui seis quilômetros de trechos submarinos e o projeto prevê a construção de três ilhas artificiais para as junções.
Especialistas na área da engenharia garantiram que a ponte foi projetada para ser utilizada pelos próximos 120 anos e para resistir a terremotos de até 8 graus na escala Richter.
No entanto, Hong Kong não viu com bons olhos a construção da ponte e acusou o governo chinês de querer usar a nova estrutura para aumentar o controle do país sob a região.
A construção da ponte faz parte de um plano de urbanização de Pequim anunciado em 2014. (ANSA)
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