O concurso contou com a participação de 66 escolas do estado, envolvendo estudantes da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Foram apresentados 144 trabalhos. Desse total, foram 40 projetos, 30 desenhos e 71 vídeos produzidos. “A Compesa tem um carinho muito especial por esse concurso, pois ele provoca o debate entre estudantes e professores sobre uma temática tão importante, que é a preservação da água”, afirmou o presidente da estatal, Roberto Tavares. Ele lembrou as dificuldades que a Compesa enfrenta para distribuir água para mais de sete milhões de pessoas, em um estado carente de recursos hídricos, e confessou que desde que começou a atuar na empresa em 2007, se transformou em um cidadão mais consciente e defensor do uso racional da água.
Os alunos concorreram nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. Na categoria Projeto, a equipe vencedora apresentou o projeto A Influência da Mata Atlântica na Manutenção da Qualidade dos Corpos D'Água Utilizados no Abastecimento Público. O grupo é formada pelos alunos Breno Gabriel da Costa Sotero, Claudio Brito de Lima e Vitória Eduarda Maria da Silva do segundo ano da Escola Estadual Padre Dehon, que fica no bairro da Iputinga, no Recife.
Na categoria Desenho, todas estudantes premiadas são do quinto ano da mesma instituição de ensino, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada na cidade de Quixaba, no Sertão do Pajeú. A vencedora foi a aluna Maria Eduarda Pereira de Melo, que criou o desenho com o tema Estamos Aguardando a Sua Responsabilidade Com a Água. A equipe vencedora na categoria Vídeo também é formada por alunos da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba. Com o tema Água Tratada: É Preciso Conhecer Melhor Para Valorizar, o vídeo foi produzido pelo trio de estudantes Ana Carolina de Melo Freitas Nunes, Ana Cecília de Medeiros Silva e José Ayron Marçal Medeiros de Souza.
Para o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, também presente no evento, a inserção dos estudantes nos debates sobre a preservação do recursos naturais abre perspectivas para um futuro mais sustentável. “As crianças e os jovens de hoje serão o futuro do amanhã, uma geração mais consciente sobre a sua participação na construção de um mundo melhor”, afirmou. O concurso cultural foi lançado no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).
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