![Avenida Norte, no Recife, ficou alagada após temporal (Foto: Reprodução/TV Globo)](https://s2.glbimg.com/uWi2ivabBAaMRnss6IjQ4vf48WA=/0x0:1920x1080/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/z/x/UCOu04QxOiPGRI9XEEhA/alagamento-recife-2-.jpg)
De acordo com a Apac, foi registrada uma falha no sistema de monitoramento pluviométrico da agência e, por isso, o registro dos pontos de chuva será feito na segunda-feira (9).
![PRF registrou pontos de alagamento na BR-101, na altura de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife (Foto: PRF/Divulgação)](https://s2.glbimg.com/77cQ2I55341VkQjNO1psqj1qmbU=/0x0:1280x720/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/n/wInRJKQ3qkzAzEV2xVcg/alagamento-br-101-recife.jpeg)
De acordo com a Apac, as fortes precipitações em Pernambuco são comuns para o período do outono no hemisfério Sul. Dois fenômenos climáticos são responsáveis pela mudanças climáticas deste fim de semana. "Temos, no momento, a incidência de um vórtice ciclônico de altos níveis e distúrbios ondulatórios de leste, que trazem perturbações vindas do oceano para o continente. Os sistemas são comuns neste período do ano, quando já foi iniciado o período chuvoso no Agreste e no litoral de Pernambuco", disse Edvânia Santos, meteorologista da Apac.
No Recife, foram registrados pontos de alagamento em diversos pontos da capital. Na Avenida Norte e em ruas do bairro de São José, no Centro, na Avenida Mascarenhas de Morais, na Zona Sul e no bairro da Madalena e na BR-101, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste, pedestres tiveram que pôr o pé na lama para trafegar.
Chuvas da sexta-feira
As chuvas de sexta-feira (6) provocaram alagamentos em diversos pontos do Recife e um deslizamento de barreira no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O acidente levou à interdição de três residências, mas não deixou feridos. Ruas nos bairros da Tamarineira, na Zona Norte da capital, e da Estância, na Zona Oeste da cidade, ficaram alagadas. (Veja vídeo acima)
No deslizamento de barreira ocorrido na Rua da Conquista às 12h40, uma das casas foi atingida parcialmente pela terra, mas o proprietário, inicialmente, não quis deixar o imóvel apesar das recomendações da Defesa Civil do município. Depois de assinar um termo de responsabilidade, ele saiu do local e seguiu para a casa de parentes.
Outra residência teve a saída obstruída enquanto um casal estava do lado de dentro do imóvel. A Defesa Civil e os Bombeiros foram acionados para a ocorrência e retiraram as duas pessoas do local. Uma terceira casa, por sua vez, não chegou a ser atingida, mas foi interditada devido a riscos iminentes de desabamento na área.
Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que, neste sábado (7), a equipe da Defesa Civil retornaria à rua da Conquista para avaliar a estrutura dos imóveis e do cenário para que "as devidas providências sejam tomadas".
No texto, a administração municipal também explicou que, de imediato, "a ação é de prevenção, com isolamento da área, manutenção dos imóveis desocupados e montagem de um ponto de monitoramento permanente até o início das obras estruturadoras".
Nenhum comentário
Postar um comentário