A previsão é de que o aporte, vindo da instituição holandesa, seja aplicado ainda no primeiro semestre de 2018 para a recuperação de praças, melhoria da qualidade de paradas de ônibus, da iluminação pública, garantia da acessibilidade de calçadas e construção parques no entorno das instituições de educação.
“Achamos em pesquisas científicas que há elementos estruturais na cidade que têm um impacto grande sobre a percepção da violência”, explica o representante da América Latina da Fundação Bernard Van Leer, Leonardo Yánez.
“Em comunidades depredadas, com janelas quebradas, a criminalidade cresce. Quando você tem espaços públicos limpos, a criminalidade diminui. Esses são elementos pequenos dentro da moradia, do lar e das ruas, mas têm um impacto importante na vida das pessoas”, afirma Yánez.
Para ele, o foco na primeira infância para a realização das ações é uma forma de impactar os adultos do futuro. “Nós conhecíamos por evidência científica que a violência na vida das crianças afeta o desenvolvimento do cérebro. Se você quer construir um prédio, você começa pela fundação e a nossa é a primeira infância. Se você quer mudar a sociedade, é importante começar com os pequenos”, argumenta.
Segundo a Fundação, Recife foi a cidade escolhida para o experimento devido aos altos índices de violência. “Sabíamos que também havia uma intenção das lideranças políticas de reduzir a violência, então vimos uma oportunidade única de entrar em um lugar para intervir e criar situações positivas”, afirma Yánez.
A escolha dos bairros, por sua vez, foi baseada nos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano e de renda, além dos níveis de vulnerabilidade social. Na Iputinga, a área a ser impactada tem circulação diária de 1,1 mil crianças. Já no Alto Santa Terezinha, a experiência acontece em torno do Compaz Eduardo Campos, frequentado por 90 mil pessoas por ano.
“Os bairros têm uma estrutura que precisam de transformação e essa experiência vai fazer com que as crianças possam acessar melhor as creches e escolas. Como esse é o segundo passo de uma experiência que já deu certo antes para a Fundação, eles vão poder financiar mais obras e a gente vai poder requalificar outras áreas da cidade caso esses investimentos deem certo aqui”, afirma o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).
Nenhum comentário
Postar um comentário