“O senhor vem aqui lastreado nas cordas das violas de nossos cantadores, com a força de nossos declamadores, com a genialidade da pena de nossos cordelistas. Sua sensibilidade é o que o traz aqui, na medida em que ela é responsável pelo apoio que o senhor tem dado de uma maneira generosa, grandiosa, a essas expressões culturais do estado de Pernambuco e do Nordeste. Não é exatamente apenas o que o senhor conseguiu construir de pedra e cal que o traz aqui. É, sobretudo, o que o senhor conseguiu distribuir de generosidade, de solidariedade, que faz com que nós todos o admiremos e o respeitemos”, disse o deputado Waldemar Borges em seu discurso.
João Claudino assegurou se sentir orgulhoso por se tornar um pernambucano. “Aqui neste Estado recebi muitas lições de vida. O pernambucano é um povo maravilhoso e tudo isso está acontecendo pela sua bondade; eu apenas sou um apaixonado por essa terra e, a partir de agora, mais ainda”, declarou. “Quero agradecer ao deputado Waldemar Borges, que fez esse gesto tão bonito e tão emocionante pra mim. E quero estender esses agradecimentos a todo Pernambuco”, acrescentou. E em poesia finalizou sua fala: “agradeço a Pernambuco, um berço de inspiração, e a cada um dos presentes, minha eterna gratidão. Ganhei, além de um estado, um território encantado, que me acolheu cidadão”.
O deputado Tony Gel presidiu a cerimônia, que contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias; do chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, João Campos, representando o governador Paulo Câmara; do senador pelo Piauí, Elmano Ferrer, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdecir Pascoal; do deputado federal Tadeu Alencar, do deputado estadual Odacy Amorim, dos filhos e familiares de João Claudino, além de muitos cantadores e poetas. Artistas como Santanna, o sanfoneiro Luizinho e os repentistas Valdir Teles e Edmilson Ferreira, entre outros, fizeram apresentações durante a solenidade.
Obs: o crédito das fotos está no nome do arquivo de cada foto.
Ida Comber
Nenhum comentário
Postar um comentário