Entre as parcerias estratégicas que a Agência já vem estruturando estão marketplaces consolidados no mundo, como Alibaba Group, Amazon e Mercado Livre entre outros. As parcerias trabalhadas também incluem empresas que prestam serviços para o e-commerce, como pagamento, logística, marketing digital, entre outros. O público-alvo da iniciativa são empresas já exportadoras (pelo modo tradicional) com maturidades intermediária, experiente ou internacionalizada (conforme critérios de maturidade exportadora da Apex-Brasil). Em um segundo momento, também será trabalhada a internacionalização das plataformas de e-commerce das empresas brasileiras. Os quatro mercados estratégicos foram escolhidos pelo seu tamanho e desenvolvimento.
Segundo dados do Euromonitor International, somados, os quatro países-alvos iniciais do E-xport Brasil movimentaram mais de US$ 687 bilhões em 2016 em varejo na internet, sendo que China e Estados Unidos, sozinhos, respondem por mais de US$ 677 bilhões. Na China, o crescimento anual médio desse mercado está em 25% ao ano. Já as nações latino-americanas que também estão no mapa estratégico do programa foram escolhidas pelo potencial de crescimento, proximidade cultural com o Brasil e por serem mercados já consolidados para a exportação brasileira, o que representa familiaridade do público com a produção nacional.
O portfólio de serviços do Programa E-xport será composto pelos seguintes pilares:
- Programa de mentoria para empresas brasileiras: envolve capacitação para e-xport com consultores especializados nos quatro mercados estratégicos (China, EUA, México e Argentina). No primeiro ano de execução do E-xport (entre 2017 e 2018), serão selecionadas entre 30 e 100 empresas por mercado;
- Inteligência: desenvolvimento de e-book sobre como "e-e-xportar" para esses mercados estratégicos; produção de guias por país; levantamento de características como atendimento ao cliente, política de devoluções, entre outros temas importantes; produção de estudos e relatórios; oferta de todo o conteúdo gratuitamente no site da Agência;
- Realização de campanhas: para aproveitar ações especiais como Black Friday, Single´s Day na China, entre outros;
- Realização de missões: seleção estratégica de ações para ativação em mercados estratégicos;
- Realização de roadshows pelo Brasil: com palestras e workshops para sensibilizar e divulgar a nova plataforma de negócios internacionais do país.
SERVIÇO
Lançamento do Programa E-xport Brasil
DATA: 30 e 31 de outubro
HORA: 09h às 17h
LOCAL: Hotel Tivoli Mofarrej, Alameda Santos, 1437, Cerqueira César, São Paulo
TRANSMISSÃO AO VIVO: youtu.be/OxEwKRfi3XwCREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: imprensa@apexbrasil.com.br
Lançamento do Programa E-xport Brasil
DATA: 30 e 31 de outubro
HORA: 09h às 17h
LOCAL: Hotel Tivoli Mofarrej, Alameda Santos, 1437, Cerqueira César, São Paulo
TRANSMISSÃO AO VIVO: youtu.be/OxEwKRfi3XwCREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: imprensa@apexbrasil.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: (61) 3426.0775
Nenhum comentário
Postar um comentário