Programa da Compesa traça perfil de consumo em apartamentos e incentiva condôminos a trocar poços e carros-pipa pelo serviço regular.Um programa gratuito, que teve início no fim de 2016 e será lançado oficialmente neste mês de janeiro, está ajudando moradores de condomínios do Recife a identificar a qualidade da água e traçar o perfil do consumo de cada apartamento. Com o trabalho, a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa) pretende incentivar os condôminos a analisar a continuidade do uso de poços artesianos e carros-pipa.
Desde o começo do Programa Águas da Compesa, 68 condomínios que não usavam o serviço regular fecharam os poços e pararam de comprar carros-pipa. A meta é realizar, a princípio, inspeções em três mil condomínios da capital pernambucana, focando principalmente nas áreas que têm abastecimento contínuo e sem interrupções. “Estão nesse perfil áreas como o Centro e Boa Viagem, na Zona Sul”, diz o gerente de Mercado e Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino.
Com o programa, a Compesa pretende atingir, em cinco anos, mais de 12,4 mil condomínios. Desse total, 7,3 mil recebem água da companhia, mas contam com fontes externas, como poços e carros-pipa. Por isso, pagam apenas a cota mínima. Outros 5.186 sequer têm ligação regular. “Nesses casos, 90% contam com poços”, observa Sabino.
Composto de várias etapas, o programa será custeado com recursos arrecadados a partir de valores pagos pelos consumidores que já estão no sistema. “O cliente que está nesses condomínios não vai pagar pela vistoria, inspeção no poço ou avaliação da água. Só desembolsará, depois da assinatura do contrato, o valor do produto consumido”, garante.
Ainda segundo o gerente, o poço tem um preço de água mais barato, mas que termina ficando caro. Em alguns condomínios, chega-se a gastar R$ 2,5 mil por mês só com o tratamento de água. “Com esse programa, vamos inserir os condomínios no sistema da Compesa. Vamos evitar o uso de água de qualidade duvidosa e conquistaremos mais clientes”, avalia.
A partir do programa, os condôminos também podem contar com vistorias para identificar possíveis problemas. “Assim, é possível identificar vazamentos não aparentes e reduzir o consumo. Em um prédio, por exemplo, constatamos que o consumo mensal de cada apartamento era de 70 metros cúbicos, o que é alto. Fizemos o trabalho individual e reduzimos esse consumo para 35 metros cúbicos”, explicou Sabino.
Para desenvolver o programa, a Compesa fez uma licitação e contratou uma empresa. O síndico deve ligar para a companhia no número 0800 081 0195 e agendar a visita. “Ainda este mês, vamos instalar uma sede própria do Águas da Compesa e teremos um canal específico para o agendamento. Também vamos lançar o cronograma para atender casas residenciais”, finalizou.
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