A Suécia é uma das nações mais igualitárias do mundo. A OTI (Organização Transparência Internacional) informa que trata-se de um dos países menos corruptos do planetaVereadores e deputados estaduais não recebem salários, não possuem carros com motoristas e devem usar os seus próprios celularesAhhh. eles não têm secretárias particulares e uma ‘penca’ de assessores parlamentares.
O prefeito da Capital anda de ônibus.
Primeiro-ministro? Esse circula de metrô ou de bicicleta.
Deputados federais?
Moram em apartamentos funcionais de 16 metros a 46 metros quadrados, lavam e passam as suas próprias roupas.
Sem mordomias
Na Suécia, os políticos ganham pouco, andam de ônibus e de bicicleta. Fazem a própria comida , lavam e passam as suas roupas e não são tratados como “excelência”, mas de “você.
Figurões moram em habitações humildes. O primeiro-ministro lava a sua própria xícara de café e pode ter o seu salário e seus e-mails vasculhados pelos cidadãos.
Madames (esposas de políticos) não vão às compras em carros oficiais!
Ministros e secretários não viajam de jatinhos ou hospedam-se em hotéis de luxo com dinheiro do erário público e, muito menos com dinheiro de empresas.
O mandato político não confere “título de nobreza”
Juízes e promotores não possuem salários estratosféricos, adicionais, penduricalhos para burlarem a legislação. Eles também não têm secretárias particulares e as assessorias são coletivas.
O rei já perdeu todos os seus poderes, insiste. A sua presença é apenas simbólica, observa a jornalista e consultora radicada no país
Um deputado federal ganha apenas 50% a mais do que recebe um professor da rede primária de ensino.
Nenhum comentário
Postar um comentário