O percentual dos que leram sobre temas políticos ou sociais nas redes nos últimos 12 meses é de 87%, bem acima da média, que é 59%. Em seguida, estão Colômbia (65%), Canadá (60%) e Peru (59%).
LERAM SOBRE TEMAS POLÍTICOS OU SOCIAIS NAS REDES SOCIAIS NOS ÚLTIMOS 12 MESES
Os internautas brasileiros que comentaram sobre temas sociais ou políticos nas redes sociais nesse período somam 58%, 20 pontos percentuais acima da média do continente. Colômbia (38%), Peru (37%) e Estados Unidos (35%) aparecem na sequência.
POSTARAM COMENTÁRIOS SOBRE TEMAS SOCIAIS OU POLÍTICOS NAS REDES SOCIAIS NOS ÚLTIMOS 12 MESES
É também no Brasil onde está o maior número de internautas que são/foram amigos/seguidores ou leram uma página de conteúdo político em uma rede social nos últimos 12 meses. Metade dos internautas brasileiros afirma ter feito isso, enquanto a média da região é de 36%. Atrás do Brasil estão Estados Unidos (38%), Colômbia (37%) e Canadá (32%).
Comentar notícias políticas publicadas por um jornal online é uma atividade realizada também por metade dos internautas brasileiros (49%), mas por apenas 27% dos internautas da região.
POSTARAM COMENTÁRIOS NAS NOTÍCIAS POLÍTICAS PUBLICADAS POR UM JORNAL ONLINE NOS 12 MESES
Unir-se a um grupo político ou alguma causa social em uma rede social é um ato realizado por 34% dos usuários de internet do Brasil. Já nos Estados Unidos, isso é feito por 20% dos internautas, assim como na Colômbia (20%) e Peru (17%). A média da região é de 21%.
Participar de uma manifestação convocada/publicada em uma rede social foi algo que 24% dos internautas brasileiros já fizeram, o que coloca o Brasil, mais uma vez, acima da média da região (19%) e em primeiro do ranking dos nove países. Na sequência estão Estados Unidos (19%), México (18%) e Canadá (16%).
Social - A pesquisa mostra também que há um consenso, especialmente na América do Norte, de que a internet favorece o compromisso social. Nos Estados Unidos, 73% acham que a internet aumenta o comprometimento com os problemas na sociedade. No Canadá, são 67%. Em seguida estão Panamá (53%), Colômbia (45%), México e Brasil (43% nos dois).
A INTERNET AUMENTA NOSSO COMPROMETIMENTO COM OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE
Já o pensamento de que a internet contribui para reduzir as desigualdades entre ricos e pobres gera controvérsia de opiniões: 34% discordam, 31% concordam e 25% não concordam e nem discordam. Os panamenhos são os que mais concordam com esse ponto (41%), enquanto colombianos (50% discordam), brasileiros (42%) e equatorianos (40%) são os que mais criticam.
Sobre a pesquisa Foram realizadas 8.743 entrevistas em nove países das Américas, entre outubro e dezembro de 2015. No Brasil, foram entrevistados 1.000 internautas.
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